domingo, 8 de abril de 2012

Apropriações e Percepções do Espaço

Parkour



Criado em Sarcelles, França, hoje em dia é mais considerado como atividade artística ou um esporte. É uma prática onde o objetivo central é superar obstáculos materiais e mover-se ou deslocar-se rapidamente de um ponto a outro, vencendo os diversos obstáculos que aparecerem no caminho.  A modalidade deve ser direta, e com menor gasto de energia possível.


O parkour já era utilizado no século XX, como um treinamento militar cujo nome era "parcours du combattant", que em português significa percurso de obstáculo. David Balle, fundamentalmente considerado como o criador do parkour, teve contato contato com esse treinamento graças ao seu pai, que era militar. Daí, ele desenvolveu o parkour.




Deriva

É, basicamente, o estudo do comportamento psíquico das pessoas inseridas em um contexto urbano. Consiste em transformar a arquitetura e o urbanismo de uma cidade, tendo sua população como agentes construtores de novos rumores e novos entendimento para o espaço físico. Assim, a cidade se torna um somatória do material com o imaterial.
Essa ideia trabalha com a hipótese de que a cidade deve ser um espaço para a libertação dos seus habitantes. A sociedade deve modificar a arquitetura e o urbanismo da cidade.




Flaneur

A palavra vem do francês, e quer dizer vadiovagabundo ou preguiçoso, mas o conceito foi adotado como “aquele que anda pela cidade para experimentá-la”.
O flaneur é um observador de maneira real e descritiva, levando a sua personalidade para cada lugar que vê, desvencilhando-se de qualquer conceito particular ou privado. Dessa maneira, ele “está em casa”. Nenhuma paisagem é estranha, ele se apropria do espaço, obtendo impressões, sentimento e emoções.








Flash Mob

São reuniões ou aglomerações no meio urbano, em locais públicos, que tem como objetivo realizar ações inusitadas, mas previamente determinadas por um pequeno grupo de pessoas, que influenciam outras ao seu redor. Essa representação conta com um "ingrediente surpresa", pois não se sabe quantas pessoas irão aderir à ideia, se alguém irá reprimir a ação, se será bem aceita, etc.
Hoje em dia, sua essência já foi mudada, sendo muito usada quase como uma peça teatral, que na verdade não objetiva influenciar pessoas em um meio social, mas sim divulgar um produto ou simplesmente entreter as pessoas.
Como a idéia original conta com o "ingrediente surpresa", normalmente não é gravado, porém existem exemplos na internet do flash mob moderno, que não conta tanto com a surpresa, sendo bem mais ensaiado.


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